Oléo mineral x Óleo vegetal. Qual a diferença?
- Juliana De Lázzari

- 26 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de ago. de 2020
Eu nunca fui muito adepta dos óleos no corpo e no rosto, sempre achava que deixaria minha pele oleosa ou pegajosa! Mas estudando mais sobre óleos recentemente, percebi que tudo depende do tipo de óleo que você usa, pois acredite, existe aqueles que inclusive controlam a oleosidade!
Eu já até falei sobre um deles em um post lá no meu Instagram: Veja mais AQUI.
Qual a função dos óleos no nosso corpo? Fazer um filme sob a nossa pele para que ela não perca água, ou seja, hidratação. Assim, eles mantém a pele hidratada por mais tempo oferecendo uma proteção maior à desidratação da pele do rosto e a do corpo.
Ambos os óleos tem esse poder de proteção, só que eles tem uma grande diferença:
O óleo mineral é um derivado do petróleo, que além de não lhe proporcionar nenhum nutriente, ele não é compatível com a nossa pele, sendo assim ele não é facilmente absorvido causando uma grande obstrução/entupimento dos poros.Ou seja, não é um produto saudável!
A indústria utiliza esse óleo pois ele estabiliza uma fórmula, sendo assim ela não muda a cor daquele produto e nem o cheiro.
Eu ouvi um grande profissional do assunto, Fernando Amaral CEO da empresa WNF(World's Natural Fragrances) dizendo:
"O óleo mineral pode proteger um produto, mas ele não protege você, sua pele e assim por diante pois ele é antagônico aos interesses biológicos do organismo."
E como saber se o produto que você deseja consumir ou já tem em casa, possui óleo mineral? Olhe o rótulo e veja se tem alguns desses nomes:
Heavy mineral oil ; Light mineral oil ; Liquid paraffin oils ; Liquid paraffin ; Liquid petrolatum ; Prolatum oil ; White mineral oil.
Quanto mais aprendermos a ler rótulo, melhor saberemos fazer nossas escolhas!
E qual o poder do óleo vegetal? Bom, o maior benefício e vantagem é que é um produto extraído da natureza em sua maior parte das sementes das flores e frutos, ou seja, além de existir milhares de tipos pois cada semente te entrega uma propriedade, ele é compatível com o nosso corpo sendo altamente absorvido. O melhor disso tudo é que essa absorção te entrega muitos nutrientes além de formar aquele filme protetor que reduz a perda de água ajudando na hidratação.
O mais importante de um óleo vegetal é que ele seja puro, isso quer dizer que ao ler a composição você verá apenas um nome e não dois, três ou mais, ok?
Acredito que tudo em nossa vida é um processo,né? Nós vamos entendendo cada vez mais o que faz sentido para o nosso corpo e fazendo as escolhas que nos cabe. E quando isso começa a acontecer vemos que não é difícil, não é tão mais caro e que as trocas valem à pena!





Comentários